24 de abr. de 2012

Ética, Educação & Redes Sociais




Já houve quem definisse a ética como a "ciência da conduta". Essa definição, ao meu ver, é imprecisa por várias razões.
A ciência é uma matéria exata em sua essência, e uma lista de quais ações ou quais finalidades são/foram chamadas de "boas" ou "más" encontra-se fora da capacidade humana de ser julgada.

A ética é uma filosofia, não uma ciência.

A filosofia é um processo de reflexão. Ela investiga os próprios processos de raciocínio e as concepções de causa, substância, espaço e tempo que a ciencia não tematiza nem critica.

E o que tudo isso tem a ver com Redes Sociais? Se sua resposta for "nada", você está enganada(o).

Em redes sociais, as atitudes que a ética deve ser embasada  são respeito e educação.
Respeito pela opinião, pela posição (seja social, intelectual ou economica) do indivíduo, respeito pelo trabalho que ele exerce dentro e fora das redes.
Seja qual midia for escolhida para compartilhar informações, cada individuo tem o jeito proprio. Uns compartilham suas experiencias pessoais, outros profissionais, outros compartilham experiencias religiosas. Criam grupos nos quais se identificam e gostariam de atrair pessoas que tenham o mesmo intuito e energia. No fundo, podemos traduzir rede social como um grande objeto de compartilhamento e exposição.

E a Educação, onde entra??
A forma de abordagem ao novo amigo é apenas um dos exemplos. Na maneira que você acolhe os novos e mantém os antigos amigos virtuais. A educação se amaranha com a ética quando falamos sobre trabalho.Se você faz parte de algum grupo, seja por ter sido convidado, seja por ter criado este grupo, respeite acima de tudo o objetivo daquela parcela de pessoas.
Curta, Compartilhe, Comente.
Você também pode postar, desde que seja assuntos relativos àquelas pessoas, àqueles interesses. Jamais poste dentro de um grupo formado por pessoas onde sua concorrência tenha criado aquele grupo. Isto é ser inconveniente.
Caso isso tenha acontecido com você, se retrate. Peça desculpas aos envolvidos. É de bom tom mostrar educação e respeito.

Você deve estar se perguntando porque resolvi escrever esta nota...

Tenho visto com bastante frequencia, postagens onde a principal mensagem é: "se curtiu, compartilhe". Isto é um sinal claro que a rede pode ser muito mais do que ela tem sido ultimamente.
Vejo pessoas postando dentro de grupos e "esquecendo" de curtir e compartilhar o que as outras pessoas postam... Não entendo esse tipo de raciocinio. Quer participar, acaba sendo incluida no grupo, faz posts. Mas não curte, não compartilha nada que não seja dela propria.

É uma atitude um tanto egocêntrica, não acham?

Quando isto acontece em grupos que criei, deixo os posts por um tempo para a pessoa refletir. Caso continue postando sem interação com os demais, entendo que não tem razão de ser sua participação no grupo. Uma oportunidade de negócio só é boa quando atende aos dois lados. Via de mão única não funciona.
Ou você interaje ou não.
Você faz parte da comunidade ou não.
Não há meio termo.

Pense nisso. Faça parte de um movimento que seja bom pra você e para seus amigos.

Um comentário: