30 de nov de 2011

Cosmecêuticos que vêm da Natureza

A ciência evolui e, com ela, a cada dia surgem produtos revolucionários. É natural, portanto, que novos termos sejam inseridos no cotidiano dos profissionais de beleza. Cosmético, dermocosmético, cosmecêutico, quais são as diferenças?
Para entender melhor, voltemos um pouco na história da humanidade… A palavra cosmético vem do grego kosmetikós, que quer dizer “o que serve para ornamentar”. Os primeiros registros da utilização de cosméticos datam no Egito Antigo. Sabe-se que Cleópatra tomava banho de leite e que os romanos
faziam o mesmo para embelezar a pele. Na Idade Média, o açafrão servia para colorir os lábios; a sálvia para clarear os dentes e a clara de ovo e o vinagre, para aveludar a pele.
Cosmético é exatamente isso: produtos relacionados à busca do homem pela beleza. São direcionados para higienização e embelezamento de modo que realcem as qualidades de cada um. A essa classe pertencem os shampoos, sabonetes, esmaltes, perfumes, desodorantes e outros itens para uso diário.  
Dermocosméticos, por sua vez, são produtos que levam princípios ativos às camadas mais profundas da pele, proporcionando melhora do aspecto da mesma. Eles são criados a partir de estudos científicos e clínicos, sendo produtos para indicações específicas. Geralmente, são produtos hipoalergênicos e não comedogênicos. Podem ser indicados por médicos ou mesmo comprados livremente pelo consumidor. 
Já o Cosmecêutico é uma classe de cosméticos que mais se aproxima de um medicamento. São produtos que possuem comprovações clínicas e indicações específicas. O cosmecêutico é aplicado por esteticistas, adjuntos de tratamentos terapêuticos ou dermatológicos. Os protocolos de tratamento com cosmecêuticos são feitos por profissionais, já que é preciso cautela para lidar com elementos que os compõem.
No caso da SPA da Pele, os cosmecêuticos são fitoterápicos. Todos seus principios ativos são retirados da natureza, o que significa menor probabilidade de alergias e maior facilidade de absorção.
Se Cleópatra vivesse nos dias de hoje, certamente procuraria uma esteticista e só utilizaria Cosmecêuticos.

Conheça algumas de nossas principais fontes de Principios Ativos:

1. Açaí: Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico). Seu sumo é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constituí o palmito. Assim pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes.


2. BioSalix: Extrato de salix nigra, planta rica em salicinas, que são sais de ácido salicílico, com excelente ação antimicrobiana, queratolítica, anti-séptica e antiacnéica

3. Carobinha: Principios Ativos : depurativo, adstringente, analgésico, cicatrizante. 

4. Caapeba: Principios Ativos: digestivo, diurético, tônica, diaforético, diurética, desobstruente, emoliente, resolutiva, estomáquica, sudorífera, febrífuga, antipirética, antipiléptica, calmante e antiinflamatória.

5. Camu Camu: É uma frutinha nativa das várzeas da Amazônia semelhante a jabuticaba, porém suas sementes são bem pequenas e com uma concentração de vitamina C (de 2870 a 6.100mg), superior 120 vezes mais que a laranja (41,0 mg de vitamina C), 60 vezes mais que o limão(100mg) e muitas vezes superior a acerola(1.790 mg de vitamina C). Os frutos são globosos, com 10 a 32mm de diâmetro, de coloração vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturação, possuindo uma polpa ácida com 2 a 3 pequenas sementes por fruto e já consta da lista das matérias-primas das indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas. Pesquisas recentes verificaram que o alto teor de ácido ascórbico do camu-camu é um poderoso antioxidante na eliminação de radicais livres, proporcionando retardamento no envelhecimento. Pesquisas realizadas por médicos norte-americanos constataram que a ingestão diária de 1 grama de camu-camu liofilizado em pó e em jejum, em até 2 horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão. 
Principios Ativos : Proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (ácido ascórbico). 

6. Clorofila:  Principios Ativos : Adelgaçadora, analgésica, anticolesterol, antiinflamatória, antioxidante, antiviral, cicatrizante, citostática, lipolítica, nutritiva, queratolítica, refrescante, rejuvenescedora, remineralizante, revigorante, revitalizante, tônica. 

7. Alcachofra:  Principios Ativos : Diurético, remineralizante, tônico e regulador das funções hepáticas e biliares, laxativa. Ajuda na eliminação do colesterol e uréia, digestivo, hipotensor, hipoglicemiante e hipolipêmico.  

8. Ginkgo Biloba: Principios Ativos : Vasodilatador, ativa circulação, regenerador de tecidos. 

9. Arnica:  Principios Ativos : Antiinflamatório natural e ativador da circulação 

10. Guaraná: De acordo com literatura existente, em 1763 o Bispo Dom João de São José de Queirós escreveu que, dado o mal-estar de alguns amigos e o seu mesmo, convidado a tomar Guaraná, o resultado foi fantástico no sentido de debelar febres, ser um diurético, portanto, ajudando no emagrecimento, pois evita a retenção de líquidos no organismo, evita as enxaquecas, evita a fome, sendo que um caminhante ou um trabalhador sente-se em plena posse de suas energias mesmo se alimentando com distâncias, por longos períodos.
O Dr. Theodor Peckholt, por volta de 1866, fez análises classificando as propriedades do Guaraná. Mas antes dessa data a propriedade chamada Guaranina já fora descoberta pelo químico Theodor Von Martius. 
Com o passar dos anos novos estudos foram feitos e médicos da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, no início deste século, sediados em Manaus, em suas pesquisas, ficou comprovado que, em quantidade mínima, o Guaraná possuía qualidades que poderiam ser comparadas às da morfina, motivo pelo qual seria considerado por alguns a planta que traz alegrias; essa propriedade seria a Beta-guaranina. Tem mais, por volta de 1931 confirmou-se tratar-se de um alcalóide que seria a Cafeína. 
Principios Ativos : Em cada 100 gramas de sementes secas observou-se as seguintes qualidades no Guaraná: Cafeína 5,338 gramas, óleo fixo 2,950 gramas, ácido Tônico 5,902 gramas, ácido piro-guaraná2,750 gramas, Saponina 0,060 gramas, amido 9,350 gramas, Glicose 0,777 gramas, Fibra vegetal 49,125 gramas, água 7,650 gramas, Pectina, dextrina, sais, ácido mélico 7,470 gramas.

11. Café:  Principios Ativos : estimulante, tonificante e suavizante. Antisseptico, antioxidante, eliminador de radicais livres. 

12. Chá Verde:  Principios Ativos : combate os radicais livres, estimulante, adstringente anti lipemico, antibacteriano. Melhora a micro circulação. 

13. Castanha da Índia:  Principios Ativos : vasoconstritor, auxilia na drenagem de edemas, descongestionante. 

14. Carqueja:  Principios Ativos : antibiótico, depurativo, emoliente, estimulante hepatico.




Conheça alguns dos Principais Produtos
da Linha Cosmecêutica SPA da Pele


 

Composição do Peeling Amazônico


BioSalix* 
Alcachofra: Diurético, remineralizante, tônico e regulador das funções hepáticas e biliares, laxativa. 
Carobinha: adstringente, depurativo, tônico. 
Camu Camu* 
Caapeba* 
GraviolaProteínas, lipídios, vitaminas B e C, sais minerais. 




Seiva Amazônica - Especial para limpeza da pele do Rosto
Alcachofra* 
Japecangá: Também conhecida como japicanga-miúda, japucanha. Trepadeira de caule armado de espinhos, folhas ovais e pontudas, flores esbranquiçadas, frutos esférico. A raíz é longa, delgada, enrrugada, de coloração cinzenta ou avermelhada por fora,branca ou avermelhada por dentro. Amarga. Indicações: acne, afecção cutâneas, boubas. 
Clorofila: adelgaçadora, analgésica, anticolesterol, antiinflamatória, antioxidante, antiviral, cicatrizante, citostática, lipolítica, nutritiva, queratolítica, refrescante, rejuvenescedora, remineralizante, revigorante, revitalizante, tônica.





Linha SLIM 30 Ervas - Especial para Massagens
1. Abacaxi: excelente queratolítico e antiinflamatório
2. Alcachofra: *
3. Algas: ação remineralizante, emoliente e protetora da pele e ativadora do metabolismo
4. Amora: cicatrizante
5. Arnica:
6. Arruda: antioxidante e cicatrizante
7. Bardana: anti-septico, bactericida, adstringente, estimulante, clareador da pele, regula função sebácea. Hidratante e amaciante
8. Boldo do Chile: estimulante da circulação e hepatoprotetor.
9. Café: *
10. Camomila: antiinflamatório e calmante
11. Carobinha: depurativo, adstringente, analgésico, cicatrizante
12. Carqueja:
13. Castanha da índia:
14. Catuaba: ação tônica e estimulante
15. Cavalinha: estimulante do metabolismo da pele, acelerador de cicatrização, aumenta a elasticidade da pele. Hidratante, adstringente e detergente.
16. Centella asiática: estimulante metabólico, ativador da microcirculação, melhora a textura da pele, melhora a hidratação dos tecidos, antilipêmico
17. Chá verde:
18. Chapéu de couro: Diurético, descongestionante.
19. Erva mate: antilipêmico, cicatrizante, estimulante metabólico.
20. Funcho: Aromático, carminativo, sedativo, emenagogo e curativo
21. Gengibre: antiinflamatório, ativa circulação, reduz inchaços.
22. Gingko Biloba: *
23. Guaraná: *
24. Hera: antioxidante
25. Hibisco: albuminóide, anestésica, aromatizante, antiescorbútica, anti espasmódica, aperiente, corante, digestiva, diurética, emoliente, estomático, laxante suave, vasodilatadora periférica.
26. Jurubeba: antiinflamatória, carminativa, colagoga, descongestionante, digestiva, diurética, emenagoga, estomáquica, febrífuga, hepatoprotetora, hepatotônico, tônica.
27. Laranja Amarga
28. Melissa: analgésica, ansiolítica, antiabortiva, antiartrítica, antiasmática, antidiarréica, antidispéptica, antiemética, antiespasmódica em cólicas hepáticas, anti-hipertensora, antigripal, anti-hemorroidária, anti-séptica, béquica, calmante, carminativa, diaforética, desintoxicante, digestiva, emenagoga, estomáquica, expectorante, fortificante cerebral, do útero e dos nervos, hipnótica, indutora do sono, morfética, peitoral, relaxante do sistema nervoso, sedante gastrointestinal, sudorífica, sedativa.
29. Menta
30. Papaína: antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, esfoliativa, laxativa, nutritiva.



*: Principio ativo descrito anteriormente.


Tem alguma dúvida sobre nossos produtos?
Envie um e-mail para falecom@spadapelepiracicaba.com.br


2 comentários:

  1. olá flor amei seu blog hehehe seu trabalho q tudo!!
    estou seguindo e vou divulgar seu blog de uma passadinha para conferir um grande beijooo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada inthe_studio! Seu blog sobre make´s é muuito legal também!
    beijos...

    ResponderExcluir